As vantagens e desvantagens do ar condicionado portátil

 1952 Visualizações

Existe uma procura bastante grande por ar condicionado portátil, mas só para certos casos é aconselhável adquirir um, na maioria dos casos o ideal é um ar condicionado, dito normal, (com unidades interiores e exteriores) . Neste artigo quero referir algumas diferenças que o pode ajudar a decidir se estiver indeciso na aquisição de um ar condicionado.

Ar Condicionado Portátil

Quero salientar que o ar condicionado portátil não foi feito para substituir um ar condicionado monosplit ou multipslit, mas sim para ultrapassar as dificuldades de quem precisa de climatizar um espaço e não pode colocar uma máquina no exterior da residência.

Pela sua portabilidade é o ideal para pequenas divisões, e como pequeno e portátil pode ser facilmente transportado para outras divisões.
Apesar de portátil necessita sempre de um escape para o exterior, normalmente vem com o equipamento uma régua ajustável que permite fazer a saída para o exterior e ao mesmo tempo vedar a abertura da janela.


Alguns casos em que só um ar condicionado portatil serve

  • Quando não pode furar parede ou instalar equipamentos no lado de fora do prédio. Por vezes por obrigação de regras camarárias, quando o condomínio proibe.
  • Quando o utilizador está obrigado a cumprir a regra anterior e precisa de climatizar 2 espaços mas nunca está nos dois ao mesmo tempo.
  • Quando se é proprietário de duas ou mais casas, pode transportar para aquele que necessitar.
  • Aplicando as regras anteriores e a área a climatizar seja pequena.

Descrição de um ar condicionado portátil:
Um ar condicionado portátil funciona da mesma maneira que os outros ditos normais. Tem, como já foi referido, necessidade de uma saída para o exterior para expulsão do ar quente ou frio consoante o estado de funcionamento. Esta tubagem, já vem com o equipamento, vem também uma regua ajustável em altura onde é encaixado o tubo  esta régua vai encaixar numa abertura entre janelas, permitindo encostar estas fechando o ambiente, isolando do exterior.
Tal como os outros, durante seu funcionamento ele acumula água. A maioria tem um reservatório de água com uma capacidade que varia conforme a potencia do equipamento, este reservatório tem um nivel que detecta quando está a chegar ao seu limite, desligando o ar condicionado até que se esvazie o reservatório. Pode-se também ignorar este reservatório fazendo uma saída directa para um ralo ou para outro reservatório exterior.

Algumas desvantagens do ar condicionado portátil:
Uma das desvantagens  de tipo de ar condicionado é o ruído durante o seu funcionamento, como tem a evaporadora e o compressor juntos e como todas estas partes ficam dentro da  divisão onde nos encontramos acaba por ser mais ruídoso  quando comparados com outros do tipo mural monosplit ou multipslit, que têm as unidades (interior e exterior) separadas. O consumo eléctrico também é um pouco superior comparado com os outros equipamentos da mesma ou mesmo de potência superior.

Algumas vantagens do ar condicionado portátil:
A maior vantagem na aquisição de um ar condicionado portátil é que a instalação é você mesmo que a faz, não necessita de instalação. Se tiver que mudar de divisão, pode levá-lo consigo, mantendo a necessidade da já falada saída para o exterior.

Os preços do ar condicionado portátil:
A diferença de preços entre os portáteis  e os outros, referindo os que são de melhor qualidade, não é muita, tem a diferença da instalação que é obrigatória para os monosplit e multplit. Um ar condicionado monosplit pode custar desde 550€ (7000 btus) já com iva e instalação, os mais baratinhos dos portáteis já vi a 300 euros.  São 150€ euros de diferença que acaba por não valer a pena, a não ser que não tenha outra solução.

Dica:
Antes de comprar um ar condicionado portátil veja bem a classe energética do equipamento, normalmente são classe B e C, o que contrasta e bastante com os outros equipamento normais de ar condicionado, em que a maioria é de classe A e A+.

 

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.