22 e porque é proibido a sua utilização

R-22

O R-22 e um HCFC , ou seja um hidroclorofluorocarboneto, bastante utilizado em sistemas de ar condicionado mais antigos.

Quando o R-22 é libertado na atmosfera, os raios ultravioleta do sol provocam a sua decomposição e libertação de cloro para a estratosfera. O cloro por sua vez vai reagir com o ozono, provocando uma redução na quantidade de ozono.

Esta é uma das causas para a destruição da camada de ozono, tendo como consequência, que raios ultravioleta nocivos atinjam a superfície terrestre, dando origem a uma serie de problemas relacionados com a saúde e com o meio ambiente.

E assim foi assinado o Protocolo de Montreal que entrou em vigor 1 de Janeiro de 1989, que visa proibir a utilização de substancias que contribuem para a destruição da camada de ozono tendo como data limite o ano de 2030.

Mas a União Europeia foi mais longe e decidiu proibir a utilização do R-22 no final de 2014.

Solução:
Para quem tem equipamentos que utilizem o R-22 tem duas soluções, ou mantêm o seu equipamento até final de 2014, caso este estejam em boas condições e não necessite de nenhuma carga de gás, ou muda já para um novo equipamento já o com o actual gás R-410A.

A melhor solução é mesmo alterar já para um dos novos equipamentos, irá ser mais económico, porque os equipamentos com o R410A são mais eficazes e assim mais económicos, além a sua utilização ser mais amiga do ambiente.